Entrar
  
 Cinema Resma A4 Combustíveis Sala VIP BSB LojaEntrar
Informamos que no período dos jogos da seleção brasileira da copa do mundo FIFA 2018 que se realizarem no período matutino, o expediente terá início a partir das 14h e nos dias que se realizarem no período vespertino, o expediente se encerrará as 13h.

Artigo

O que é Quarta-feira de Cinzas?

Todos os anos ouvimos as palavras “Quarta-feira de Cinzas”, “Mardi Gras” e “Quaresma”, mas o que elas realmente simbolizam?
  01/02/2018
  12:03
  Atualizado em 22/06/2018 21:27

Todos os anos ouvimos as palavras “Quarta-feira de Cinzas”, “Mardi Gras” e “Quaresma”, mas o que elas realmente simbolizam?

A Quarta-feira de Cinzas, ou Dia das Cinzas, é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão (Católico), ocorrendo quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) e um dia antes da terça-feira gorda, ou Mardi Gras, último dia da temporada do Carnaval. Essa data é considerada início do período de penitência pelos cristãos, em preparação para celebração da Páscoa. A Igreja Católica trata a Quarta-feira de Cinzas como um dia de reconhecimento da mortalidade e condição limitada e pecadora do homem. Uma missa é celebrada com a participação dos fiéis, estes abençoados com as cinzas dadas pelos padre que preside a cerimônia. O padre marca com cinzas provenientes da queima dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior misturadas à água benta a testa dos fiéis (em sinal de cruz) que costumam manter a marca até o pôr do sol, antes de lavá-la. Além da liturgia, recomenda-se aos fiéis jejum, oração e esmola como exercícios de conversão. A conversão consiste no reconhecimento da condição humana e em crer no Evangelho (“Lembra-te que é pó e ao pó retornarás” ).

Na cultura popular, Quarta-feira de Cinzas pode simbolizar cura de ressaca do Carnaval, tempinho para aproveitar os últimos bailes e blocos de rua ou descanso da folia.

 

Afinal, é feriado?

Embora considerada uma data importante para muitas pessoas, Quarta-feira de Cinzas, assim como o Carnaval, não é oficialmente um feriado nacional. O estado do Rio do Janeiro institui oficialmente o Carnaval como feriado em 2008 e cidades como Belo Horizonte e Curitiba como feriado municipal. Entretanto, o ponto é facultativo para servidores públicos e o comércio tende a abrir somente após as 12h da Quarta-feira de Cinzas.





Empresas Produtos Carrinho Perfil
Receba nossas novidades em seu e-mail:



Copyright © Legis Club 2018
Todos os direitos reservados.
® Marca Registrada.
(61) 3223-7705     61 99430-1078
Legis Club   (61) 3223-7705 / 3223-7958
0905