Entrar
  
 Cinema Resma A4 Combustíveis Sala VIP BSB LojaFazer login

Artigo

Dia do Esportista

  23/01/2018
  09:35
  Atualizado em 21/05/2018 15:03

O Dia do Esportista foi originalmente criado em 19 de fevereiro de 1993, a partir da ler conhecida como “Lei Zico”. Posteriormente em 1998, a lei conhecida como “Lei Pelé” revogou a lei Zico estabelecendo o dia 23 de junho como dia do Desporto, porém a população manteve a antiga data como dia da prática do esportismo no Brasil.

Além de homenagear a prática do esporte, a data tem como objetivo incentivar e conscientizar para hábitos de vida mais saudáveis e, consequentemente, melhor qualidade de vida. A prática de atividade física na infância contribui para o amadurecimento físico e emocional, para a socialização e para o desenvolvimento cognitivo. Para o adulto, contribui para a prática do trabalho em equipe, concentração, raciocínio estratégico, paciência, cooperativismo, fortalecimento muscular e bem-estar.

Certos benefícios físicos já são de conhecimento popular como melhora cardiorrespiratória e diminuição do risco de doenças crônico-degenerativas. Todavia, outro aspecto ganhou notoriedade recentemente: melhoria da função cognitiva.

O artigo publicado em 2006 na Revista Brasileira de Medicina e Esporte reforçou a afirmação de que a prática de exercícios físicos melhora e protege as funções cerebrais, indicando que pessoas fisicamente ativas possuem riscos menores de serem acometidas por desordens mentais em relação às sedentárias, exercendo, portanto, benefícios tanto na esfera física quanto na psicológica.

Um professor de neurociências da Universidade da Califórnia afirmou em uma entrevista que atividades como palavras cruzadas, sudoku, xadrez, etc. não melhoram sua capacidade cognitiva, bem como ouvir música clássica não desenvolve suas capacidades cerebrais. O professor afirma que o exercício físico é a “chave para as funções cerebrais”.

Estudos publicados na revista Science verificou que nosso cérebro muda suas atividades de acordo com o ambiente, tendendo a diminuí-las em ambientes fechados após um certo período sem exposição à luz solar. Isto significa que fazer exercícios físicos ao ar livre e durante o dia se mostraram mais benéficos e eficientes.

Sendo assim, aproveite esta data comemorativa para alertar parentes e amigos sobre os benefícios de uma boa caminhada no parque e não só isso: os convide para ir junto! Na aba Legis Saúde, você encontra várias opções de academias.



Empresas Produtos Carrinho Perfil
Receba nossas novidades em seu e-mail:



Copyright © Legis Club 2018
Todos os direitos reservados.
® Marca Registrada.
(61) 3223-7705     61 99430-1078
Legis Club(61) 3223-7705 / 3223-7958
  inatto.com
1908